VISITA AO CEMITÉRIO DE SANTA MARINHA/GAIA COM FRANCISCO QUEIROZ

Julho 7, 2024

Teve lugar manhã do domingo 7 de julho 2024, promovida pela TACITUS, uma visita guiada a Coimbrões e ao cemitério de Santa Marinha, naquela que foi a primeira visita guiada alguma vez realizada neste cemitério de V. N. de Gaia. A visita, que teve o apoio da Junta de Freguesia de Santa Marinha e S. Pedro da Afurada, foi a segunda sessão de um ciclo de visitas promovido pela TACITUS a Cemiérios Históricos do Grande Porto guiadas por aquele que é um dos maiores especialistas internacionais na arte e história cemiterial: Francisco Queiroz.

Situado junto ao lugar de Coimbrões, o cemitério de Santa Marinha, não sendo o mais antigo, é o mais importante cemitério de Gaia – um dos pouquíssimos concelhos portugueses onde não existe qualquer cemitério municipal (embora já tenha existido, e num local surpreendente, como foi explicado…).

A visita teve início, contudo, na capela do Senhor de Matosinhos em Coimbrões e, ao longo do trajeto abordou-se a história deste lugar e da sua antiquíssima tradição cerâmica. A fachada da Padaria Estrela e os seus azulejos, a linha do caminho de ferro, a estação das Devesas e e a sua icónica fábrica, a chaminé da fábrica do Carvalhinho e os chamados “castelos” da Quinta dos Castelos foram alguns dos motivos abordados no percurso e que serviram para contextualizar alguns dos túmulos posteriormente visitados no cemitério. Com efeito, no Cemitério de Santa Marinha destacam-se alguns monumentos de artistas das áreas da escultura e da cerâmica, além de negociantes, proprietários de quintas, e outras figuras de relevo de Vila Nova de Gaia.

Reportagem e fotografias: https://www.facebook.com/PHTacitus/posts/pfbid02m3hdGy5jdMavyKppem9nYNEnsjodhaZiAVKdHzx8hmzwJn1cpaopiWXCAvGckjrVl

Partilhe esta informação com os seus amigos...