VISITA AO CEMITÉRIO DE MATOSINHOS COM FRANCISCO QUEIROZ

Junho 5, 2024

Aquele que é um dos mais antigos e “monumentalizados” cemitérios da região – o localizado nas traseiras da igreja do Bom Jesus de Matosinhos – foi o escolhido para, na manhã de sábado 22 de junho, abrir o ciclo de visitas a Cemitérios Históricos do Grande Porto que, organizado pela Tacitus -Património & História, decorre durante o verão de 2024, com sessões dirigidas por aquele que é o maior especialista nacional em arte e história cemiterial: Francisco Queiroz, e que contará nalgumas visitas, como o caso desta sessão em Matosinhos, com a participação de Joel Cleto. Esta primeira visita debruçou-se sobre um cemitério que, criado em parte por questões políticas e administrativas, apresenta uma hierarquização do espaço bastante original, com capelas tumulares de grande dimensão, muitas das das quais ligadas a figuras de Matosinhos que enriqueceram no Brasil, como o Conde de S. Salvador ou o Visconde de Trevões. Neste, como noutros cemitérios, bem mais do que um “espaço de mortos” este era um “espaço dos vivos” e das suas representações sociais e mentais, com claras implicações artisticas e estéticas. Disto, e muito mais, nos falou Francisco Queiroz, numa visita que contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos e que incluiu também a vizinha igreja de Matosinhos e a histórica Casa dos Milagres / Museu Bom Jesus de Matosinhos .

Mais informações sobre todo o ciclo: https://www.ph-tacitus.pt/2024/06/02/ciclo-de-visitas-a-cemiterios-do-grande-porto-com-francisco-queiroz/

Valor de inscrição: 20 € (vinte euros)

Inscrições e + informações: visitas@ph-tacitus.pt

A inscrição contempla:

  • visita guiada por Francisco Queiroz, com participação de Joel Cleto
  • disponibilização de equipamento radioguia/auricular para melhor acompanhar as explicações
  • seguro de acidentes pessoais
  • água
  • café

Inscrição e Pagamento:
1. 
Manifeste a sua vontade em participar através do email visitas@ph-tacitus.pt, indicando o seu nome completo, número de contribuinte (para emissão da posterior fatura-recibo) e, se possível, telemóvel.

2. Nos três dias seguintes a equipa da TACITUS confirmará a disponibilidade de vaga. Após esta nossa confirmação dispõe de 48h para proceder ao pagamento através de transferência bancária: para a conta PT50 0036 01579910007788035 do Montepio Geral, em nome de PH Tacitus Lda., devendo enviar por email o comprovativo do pagamento.
3. Num prazo de dois dias um email de “confirmação de inscrição” é enviado pela TACITUS ao participante, juntamente com algumas informações importantes como o ponto de encontro da atividade.

Política de cancelamento de inscrição:
Caso pretenda anular a sua inscrição, poderá fazê-lo com direito ao reembolso na íntegra até 5 dias antes da realização da visita. A partir dessa altura não nos é possível efectuar qualquer reembolso.

Política de cancelamento da atividade:
A sessão só se realiza com um mínimo de 20 participantes. Caso a visita seja cancelada por esta razão ou por motivos meteorológicas ou de força maior, o participante poderá escolher uma destas opções:
a) participar da visita na sequência do seu reagendamento.
b) reembolso total do valor pago aquando da inscrição.

Partilhe esta informação com os seus amigos...