CICLO DE VISITAS A CEMITÉRIOS DO GRANDE PORTO COM FRANCISCO QUEIROZ

Junho 2, 2024

Ao longo do verão 2024 a TACITUS promoverum ciclo de visitas a cemitérios do Grande Porto guiadas por aquele que é um dos maiores especialistas internacionais na arte e história cemiterial: Francisco Queiroz (https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Queiroz). Investigador e divulgador do Património bem conhecido do grande público, profundo conhecedor da História e das estórias dos nossos cemitérios, e com uma rara capacidade de comunicação, é para a TACITUS uma grande honra poder contar com a colaboração de Francisco Queiroz neste conjunto de visitas.  Centrado em cemitérios históricos do Porto, mas também de Matosinhos e Gaia, este ciclo contará com a colaboração, em algumas sessões, de Joel Cleto. 

As inscrições estão abertas e o seu valor é de 20 € (vinte euros) por sessão, com excepção da visita às catacumbas de S. Francisco cujo valor é de 25 € (vinte e cinco euros).

Inscrições e + informações: visitas@ph-tacitus.pt

A inscrição contempla:

  • visita guiada por Francisco Queiroz
  • disponibilização de equipamento radioguia/auricular para melhor acompanhar as explicações
  • seguro de acidentes pessoais
  • água
  • café

Inscrição e Pagamento:
1. 
Manifeste a sua vontade em participar através do email visitas@ph-tacitus.pt, indicando o seu nome completo, número de contribuinte (para emissão da posterior fatura-recibo) e, se possível, telemóvel.

2. Nos três dias seguintes a equipa da TACITUS confirmará a disponibilidade de vaga. Após esta nossa confirmação dispõe de 48h para proceder ao pagamento através de transferência bancária: para a conta PT50 0036 01579910007788035 do Montepio Geral, em nome de PH Tacitus Lda., devendo enviar por email o comprovativo do pagamento.
3. Num prazo de dois dias um email de “confirmação de inscrição” é enviado pela TACITUS ao participante, juntamente com algumas informações importantes como o ponto de encontro da atividade.

Política de cancelamento de inscrição:
Caso pretenda anular a sua inscrição, poderá fazê-lo com direito ao reembolso na íntegra até 5 dias antes da realização da visita. A partir dessa altura não nos é possível efectuar qualquer reembolso.

Política de cancelamento da atividade:
A sessão só se realiza com um mínimo de 20 participantes. Caso a visita seja cancelada por esta razão ou por motivos meteorológicas ou de força maior, o participante poderá escolher uma destas opções:
a) participar da visita na sequência do seu reagendamento.
b) reembolso total do valor pago aquando da inscrição.

IMAGENS E REPORTAGENS SOBRE AS DIFERENTES SESSÕES DO CICLO

Um dos mais antigos e “monumentalizados” da região, localizado nas traseiras da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, este cemitério foi criado em parte por questões políticas e administrativasa e presenta uma hierarquização do espaço bastante original, com capelas tumulares de grande dimensão, muitas das das quais ligadas a figuras de Matosinhos que enriqueceram no Brasil, como o Conde de S. Salvador ou o Visconde de Trevões. Neste, como noutros cemitérios, bem mais do que um “espaço de mortos” este era um “espaço dos vivos” e das suas representações sociais e mentais, com claras implicações artisticas e estéticas. A visita conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos e abordará a vizinha igreja de Matosinhos e a histórica Casa dos Milagres / Museu Bom Jesus de Matosinhos

O Cemitério de Santa Marinha, situado junto ao lugar de Coimbrões, não sendo o mais antigo, é o mais importante do concelho de Gaia – um dos pouquíssimos concelhos portugueses onde não existe qualquer cemitério municipal (embora já tenha existido…). No Cemitério de Santa Marinha destacam-se alguns monumentos de artistas das áreas da escultura e da cerâmica, além de negociantes, proprietários de quintas, e outras figuras de relevo de Gaia. Será a primeira visita guiada alguma vez realizada neste cemitério.

Partilhe esta informação com os seus amigos...