“A HISTÓRIA SERVE-SE QUENTE” REGRESSA COM A TABERNA DOS TRÊS EFES A 8 DE JULHO

Junho 28, 2025

Cinco anos e uma pandemia depois o “A História serve-se quente”, que tanto sucesso registou nos primeiros anos da actividade da TACITUS, regressou em 2025! E escolhemos, para este reinicio, repetir aquela que foi uma das mais aplaudidas sessões: a evocativa do Cerco do Porto e da lenda da Taberna dos 3 Efes, no restaurante Malheiro em Pedras Rubras, na noite de 8 de julho.

A data escolhida é, exatamente 193 anos depois, a mesma indicada pelo episódio lendária. Foi na noite de 8 para 9 de julho, de 1832, que o rei D. Pedro IV, que horas antes desembarcara na praia da Arnosa de Pampelido (hoje “da Memória”), pernoitou em Pedras Rubras. Mas não foi apenas o monarca. Nesse dia, na orla costeira, entre o Mindelo e Pampelido, os cerca de oito mil homens do Exército Libertador haviam igaulmente desembarcado dando início “ao fim do Portugal Velho e ao início do Portugal Novo”, nas palavras de Almeida Garrett. Dessa noturna presença real nascerá em Pedras Rubras uma tradição que, desde então, jamais deixou de associar este local às… fanecas! E a uma curiosa taberna… a dos “3 efes”.  Foi sobre os acontecimentos dessa noite e dos 13 decisivos meses seguintes (o “Cerco do Porto”) que, com notas histórico-gastronómicas de Joel Cleto ao longo do jantar, se debruçou esta sessão do “A História serve-se quente”, bem no centro de Pedras Rubras, no restaurante Malheiro, em funcionamento desde 1976.

Fotografias e reportagem: https://www.facebook.com/PHTacitus/posts/1390759563053626

Recorde as sessões anteriores em https://www.ph-tacitus.pt/2024/12/23/a-historia-serve-se-quente/

Video promocional: https://www.facebook.com/PHTacitus/videos/1353615549054830/

MENU: entradas diversas de produtos regionais e tradicionais, incluindo, alusivo à temática, “fanecas, frescas, fritas”; vitela na tábua; sobremesas; bebidas e café.

Valor de inscrição: 45 euros

Informações e inscrições: visitas@ph-tacitus.pt

Inscrição e Pagamento:
1. 
Manifeste a sua vontade em participar através do email visitas@ph-tacitus.pt, indicando o seu nome completo, número de contribuinte (para emissão da posterior fatura-recibo) e, se possível, telemóvel.

2. Nos três dias seguintes a equipa da TACITUS confirmará a disponibilidade de vaga. Após esta nossa confirmação dispõe de 5 dias para proceder ao pagamento através de transferência bancária: para a conta PT50 0036 0157 99100077880 35 do Montepio Geral, em nome de PH Tacitus Lda., devendo enviar por email o comprovativo do pagamento.

3. Num prazo de dois dias um email de “confirmação de inscrição” é enviado pela TACITUS ao participante.

4- Em data muito próxima da iniciativa a TACITUS envia email para a recordar e com algumas informações práticas.

Política de cancelamento de inscrição:
Caso pretenda anular a sua inscrição, poderá fazê-lo com direito ao reembolso na íntegra até 5 dias antes da realização da iniciativa. A partir dessa altura não nos é possível efectuar qualquer reembolso.

Política de cancelamento da atividade:
A sessão só terá lugar com um mínimo de 30 participantes.

Caso a sessão seja cancelada pela razão acima apontada ou por motivos de força maior, o participante poderá escolher uma destas opções:
a) participar da sessão na sequência do seu reagendamento.
b) reembolso total do valor pago aquando da inscrição.

Informamos ainda que, durante a iniciativa, serão recolhidas imagens fotográficas (e eventualmente vídeo) para divulgação das mesmas nas redes sociais. Ao inscrever-se nesta actividade está a autorizar a captação de imagens para os referidos fins. Responsável pelo tratamento de dados: ph-tacitus@ph-tacitus.pt

Partilhe esta informação com os seus amigos…
×