VISITAS HISTÓRICAS E PATRIMONIAIS: O PORTO EXTRA-MUROS

Maio 19, 2019

 

A IDENTIDADE PORTUENSE III.  Da Torre dos Clérigos à Praça Guilherme Gomes Fernandes, pelo lado de fora da muralha medieval

Da Cordoaria às Galerias. Um percurso com Enforcados, Camilo e Zé do Telhado, Virtudes, Ferradores e a estátua a um campeão mundial.

(Introdução à História, ao Património e à Identidade da cidade. Qual a história da Torre dos Clérigos? E a da Cadeia da Relação? Qual a origem das Taipas? E qual a curiosa origem do Passeio das Virtudes? A transformação do Olival na Cordoaria e a desta no atual jardim. A importância do café Piolho e sua ligação à Universidade do Porto que, na sua origem, está ligada a uma queda de cavalo da primeira rainha de Portugal. As igrejas do Carmo e dos Carmelitas e a casa mais pequena da cidade. Como é que o Largo dos Ferradores se transformou na Praça de Carlos Alberto? O General Sem Medo e a estátua a um campeão mundial de… bombeiros)

Ponto de encontro: Torre dos Clérigos. Conclusão: Praça Guilherme Gomes Fernandes

Percurso: Clérigos, Terreiro “Amor de Perdição”, Taipas, Passeio das Virtudes, Jardim da Cordoaria, Praça Gomes Teixeira, Praça Carlos Alberto, Rua Moinho de Vento, Praça Santa Teresa/Guilherme Gomes Fernandes.

 

Partilhe esta informação com os seus amigos...