POSTOS DE TURISMO DE MATOSINHOS E O XACOBEO 2021

Março 2, 2021

Assinalando o início do Xacobeo 2021 (Ano Santo Compostelano), que ocorreu no dia 31 de dezembro 2020, a Câmara Municipal de Matosinhos nesse mesmo dia revelou aquela que vai ser, durante os próximos meses, a decoração das fachadas dos seus postos de turismo em Matosinhos e Leça da Palmeira. Inspirada na lenda do “matizadinho” e do milagre que Santiago teria efectuado na praia de Matosinhos, os edifícios viram-se “matizados” com aquele que é um dos ícones principais dos Caminhos de Santiago: a concha da vieira. Concebidas e produzidas pela TACITUS, estas coberturas foram desenhadas pelo designer Nuno Leal e montadas pela “Trabalhos Verticais”. Nos próximos dias a Autarquia irá revelar outros produtos relacionados com a promoção do Caminho de Santiago que passa junto ao litoral do concelho, alguns dos quais contam, também, com a colaboração da TACITUS.

Da página do Facebook da CMMatosinhos:

“XACOBEO 2021
Assinalando o arranque do XACOBEO 2021, a Câmara Municipal de Matosinhos revelou, na manhã de hoje, 31 de dezembro, a decoração que, ao longo dos próximos meses, irá caracterizar as fachadas dos postos de turismo de Matosinhos e de Leça da Palmeira. O XACOBEO 2021 (Ano Jacobeu ou Ano Santo Compostelano), momento alto da deslocação de peregrinos e caminheiros a Santiago de Compostela através dos “Caminhos de Santiago” tem início, em rigor, na tarde do dia 31 de dezembro quando, repetindo uma velha tradição, o arcebispo de Compostela abre no último dia do ano a “porta santa” da catedral – algo que só acontece nos “anos santos”, aqueles em que o dia de Santiago (25 de julho) coincide com um domingo. O último Xacobeo ocorreu há onze anos.
Classificados pelo Conselho da Europa como “Primeiro Itinerário Cultural Europeu” e, em parte, como Património da Humanidade pela UNESCO, os “Caminhos de Santiago” cruzam Matosinhos e são hoje um dos motivos que mais turistas atraem ao concelho. Aliás, a associação da devoção e dos “Caminhos” à concha da vieira – um dos símbolos mais icónicos destes percursos religiosos, culturais e turísticos – tem origem, segundo a tradição, num milagre de Santiago ocorrido na praia de Matosinhos. Por tal razão a vieira foi o motivo escolhido para dominar as fachadas dos Postos de Turismo de Matosinhos e Leça durante os próximos meses.
No contexto do Xacobeo 2021, a Autarquia irá desenvolver um vasto conjunto de iniciativas e de promoção do território concelhio, a ser revelado nos próximos dias.”
Partilhe esta informação com os seus amigos...