A TACITUS E A ORDEM DOS MÉDICO N”A CIDADE E AS SERRAS”

Outubro 7, 2019
   A TACITUS promoveu no dia 5 de Outubro 2019, em exclusivo para a Ordem dos Médicos, uma visita a Tormes, inspirada na obra “A Cidade e as Serras” de Eça de Queirós. Tal como Zé Fernandes e Jacinto, personagens centrais do romance, também o grupo se deslocou de comboio, com partida da estação de S. Bento que, nesse dia, completava o seu 103º aniversário. Chegados a Tormes (e após uma pausa retemperante), iniciou-se a subida do Caminho do Jacinto (de autocarro). O grupo, sempre acompanhado pelas leituras da obra e comentários de Joel Cleto, visitou depois a casa (com a colaboração dos técnicos da Fundação Eça de Queiroz ), seguindo-se o almoço, no restaurante local, com os emblemáticos pratos, referenciados na obra: a canja com moelas e fígado e o arroz de favas com frango alourado. Durante a refeição o grupo pode dialogar com os responsáveis do restaurante (António Pinto e o seu filho, Chef José Pinto) que, neste espaço, vêm desenvolvendo e recuperando a “gastronomia queirosiana”. Para surpresa de todos o próprio Eça de Queirós e a sua cunhada Benedita (através de actores) participaram da refeição, recordando a sua vida e a sua passagem por Tormes.
Esta visita da TACITUS permitiu ainda, na viagem de regresso, uma paragem na surpreendente e monumental “obra do Fidalgo” – relevante monumento barroco existente em Vila Boa de Quires.
A CIDADE E AS SERRAS
05 outubro 2019
PROGRAMA08h30 Ponto de Encontro – Ordem dos Médicos (Jardim de Arca d’Água)
Deslocação atá à estação de caminho de ferro de Aregos/Tormes
10h45 Deslocação de Aregos até à Fundação Casa de Tormes
11h30 Visita guiada à Fundação Casa de Tormes
13h00 Almoço de inspiração queirosiana no Restaurante Casa de Tormes, incluindo a famosa canja de galinha e o arroz de favas com frango alourado, descritos por Eça de Queiroz em “A Cidade e as Serras”
16h00 Percurso pela quinta, pelo “Caminho de Jacinto” e loja da Fundação Eça de Queiroz
17h00 Regresso ao Porto de autocarro, com breve paragem em Vila Boa de Quires (“Obras do Fidalgo”)
19h00 Porto, Ordem dos Médicos (hora prevista de chegada)
O PROGRAMA INCLUIU
 Visita acompanhada por Joel Cleto
 Equipamentos rádio guias
 Autocarro turístico
 Seguro (Acidentes Pessoais)
 Café da manhã
 Entrada e visita guiada na Fundação Casa de Tormes
 Almoço no Restaurante Casa de Tormes

Partilhe esta informação com os seus amigos...