NO CENTENÁRIO DA BURLA DE ALVES DOS REIS. VISITA GUIADA

Outubro 18, 2025

AS DUAS SESSÕES ENCONTRAM-SE ESGOTADAS

Foi no início de dezembro de 1925 que, em instituições bancárias da cidade do Porto, se detetou e teve início a investigação que revelaria a maior fraude da história bancária em Portugal. O homem na origem da maior falsificação de notas da história, Artur Alves dos Reis, conseguiu desse modo ter 1% do PIB português, provocando um colapso no sistema financeiro que contribuiu para a enorme instabilidade que conduziria o país, meses depois, a 28 de maio de 1926, à instauração da Ditadura que marcaria Portugal nos 48 anos seguintes.

Curiosamente a relação de Alves dos Reis com a cidade começara antes, com uma outra burla que o levara a ser condenado e preso na Cadeia da Relação do Porto, por dívidas, desfalque, falso diploma de engenheiro e tráfico de armas. Ora, foi durante a sua prisão neste estabelecimento prisional voltado para a Cordoaria que, em 1924, Alves dos Reis começou a conceber o famoso crime que concrtizaria no ano seguinte,

No centenário da famosa fraude, a TACITUS promove uma visita, guiada por Joel Cleto, por alguns dos espaços que, no Porto, estão relacionados com o caso. Esta visita terá duas sessões:

27 dezembro 2025 (esgotada) e 24 janeiro 2026 (esgotada) , das 15 às 17h30

Valor de inscrição: 20 € (vinte euros)

Inscrição: visitas@ph-tacitus.pt

A visita incluiu:

  • visita guiada por Joel Cleto
  • disponibilização de acesso à aplicação “livevoice app” e a transmissão radioguia
  • entrada nos monumentos
  • seguro de acidentes pessoais
  • água
  • café e bolo

Inscrição e Pagamento:
1. 
Manifeste a sua vontade em participar através do email visitas@ph-tacitus.pt, indicando o seu nome completo, número de contribuinte (para emissão da posterior fatura-recibo) e, se possível, telemóvel.

2. Nos três dias seguintes a equipa da TACITUS confirmará a disponibilidade de vaga. Após esta nossa confirmação dispõe de 5 dias para proceder ao pagamento através de transferência bancária: para a conta PT50 0036 01579910007788035 do Montepio Geral, em nome de PH Tacitus Lda., devendo enviar por email o comprovativo do pagamento.

3. Num prazo de dois dias um email de “confirmação de inscrição” é enviado pela TACITUS ao participante.

4- Mais próximo da iniciativa a TACITUS envia email com algumas informações, incluindo o ponto de encontro da atividade.

Política de cancelamento de inscrição:
Caso pretenda anular a sua inscrição, poderá fazê-lo com direito ao reembolso na íntegra até 5 dias antes da realização da visita. A partir dessa altura não nos é possível efectuar qualquer reembolso.

Política de cancelamento da atividade:
A visita só terá lugar com um mínimo de 30 participantes.

Caso a visita seja cancelada pela razão acima apontada ou por motivos meteorológicas ou de força maior, o participante poderá escolher uma destas opções:
a) participar da visita na sequência do seu reagendamento.
b) reembolso total do valor pago aquando da inscrição.

Informamos ainda que, durante a iniciativa, serão recolhidas imagens fotográficas (e eventualmente vídeo) para divulgação das mesmas nas redes sociais. Ao inscrever-se nesta actividads está a autorizar a captação de imagens para os referidos fins. Responsável pelo tratamento de dados: ph-tacitus@ph-tacitus.pt

Para uma melhor experiência, recomendamos que instale previamente a aplicação LiveVoice (disponível em livevoice.io) no seu telemóvel. No dia da visita será fornecido um código de acesso. Não se esqueça de levar auscultadores e garantir que tem dados móveis disponíveis.

Partilhe esta informação com os seus amigos…
×