CICLO DE VISITAS A CEMITÉRIOS DO GRANDE PORTO COM FRANCISCO QUEIROZ

Agosto 9, 2024

Ao longo do verão 2024 a TACITUS promovu um ciclo de visitas a cemitérios do Grande Porto guiadas por um dos maiores especialistas internacionais na arte e história cemiterial: Francisco Queiroz (https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Queiroz). Investigador e divulgador do Património bem conhecido do grande público, profundo conhecedor da História e das estórias dos nossos cemitérios, e com uma rara capacidade de comunicação, foi para a TACITUS uma grande honra poder contar com a colaboração de Francisco Queiroz neste conjunto de visitas.  Centrado em cemitérios históricos do Porto, mas também de Matosinhos e Gaia, este ciclo contou com a colaboração, em algumas sessões, de Joel Cleto. 

IMAGENS E REPORTAGENS SOBRE AS DIFERENTES SESSÕES DO CICLO

MATOSINHOS E O SEU PRIMEIRO CEMITÉRIO MUNICIPAL – 22 DE JUNHO
Um dos mais antigos e “monumentalizados” da região, localizado nas traseiras da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, este cemitério foi criado em parte por questões políticas e administrativasa e apresenta uma hierarquização do espaço bastante original, com capelas tumulares de grande dimensão, muitas das quais ligadas a figuras de Matosinhos que enriqueceram no Brasil, como o Conde de S. Salvador ou o Visconde de Trevões. Neste, como noutros cemitérios, bem mais do que um “espaço de mortos” este era um “espaço dos vivos” e das suas representações sociais e mentais, com claras implicações artisticas e estéticas. A visita contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos e abordou a vizinha igreja de Matosinhos e a histórica Casa dos Milagres / Museu Bom Jesus de Matosinhos.

Fotos e reportagem: https://www.facebook.com/PHTacitus/posts/1069520811844171

CEMITÉRIO DE SANTA MARINHA DE VILA NOVA DE GAIA

O Cemitério de Santa Marinha, situado junto ao lugar de Coimbrões, não sendo o mais antigo, é o mais importante do concelho de Gaia – um dos pouquíssimos concelhos portugueses onde não existe qualquer cemitério municipal (embora já tenha existido…). No Cemitério de Santa Marinha destacam-se alguns monumentos de artistas das áreas da escultura e da cerâmica, além de negociantes, proprietários de quintas, e outras figuras de relevo de Gaia. Será a primeira visita guiada alguma vez realizada neste cemitério.

Fotos e reportagem: https://www.facebook.com/PHTacitus/posts/pfbid02m3hdGy5jdMavyKppem9nYNEnsjodhaZiAVKdHzx8hmzwJn1cpaopiWXCAvGckjrVl

CEMITÉRIO PRADO DO REPOUSO (PORTO)

Teve lugar na manhã de domingo 28 de julho 2024 a visita guiada, por Francisco Queiroz com a colaboração de Joel Cleto, ao Cemitério do Prado do Repouso, no Porto. Nesta terceira sessão do ciclo que ao longo do verão a TACITUS promove a cemitérios históricos do Grande Porto, a visita teve início no “Campo 24 de Agosto” e, já no cemitério, incluiu o talhão e a capela privativa da Misericórdia do Porto.

Fotos e reportagem: https://www.facebook.com/PHTacitus/posts/1095128919283360

Na tarde do dia 10 de agosto a Tacitus. Património & História, levou-nos para uma visita muito especial, conduzida por Francisco Queiroz, ao cemitério britânico do Porto: o mais antigo da cidade e repleto de História e estórias. O cemitério, enquanto espaço privilegiado dos vivos, é também um importante repositório da influência britânica no Porto e da sua cultura. Oportunidade para recordar nomes incontornáveis como os de James Forrester (o “barão Forrester”) ou John Whitehead e conhecer a contígua igreja anglicana de St. James. E, claro, provar um verdadeiro chá inglês.

Fotos e reportagem: https://www.facebook.com/PHTacitus/posts/1105371734925745

CATACUMBAS DA IGREJA DE S. FRANCISCO

Promovida pela TACITUS, teve lugar na manhã de 25 de agosto 2024 uma visita guiada às catacumbas da igreja de S. Francisco. Foi a penúltima sessão de um ciclo que a TACITUS promoveu a cemitérios históricos do Grande Porto guiadas por aquele que é um dos maiores especialistas internacionais na arte e história cemiterial: Francisco Queiroz A visita incluiu também a igreja paroquial de S. Nicolau, a igreja do concvnto de S. Francisco, a Casa do Despacho da Ordem Terceira de S. Francisco e a sua igreja.

Reportagem e fotografias: AQUI

CEMITÉRIO DE AGRAMONTE

Teve lugar na tarde de 31 de agosto uma visita guiada ao cemitério da Agramonte – a última sessão do ciclo que, ao longo do verão 2024, a TACITUS promoveu a cemitérios históricos do Grande Porto guiadas por aquele que é um dos maiores especialistas internacionais na arte e história cemiterial: Francisco Queiroz . Esta sessão contou também com a colaboração de Joel Cleto.

Reportagem e fotos: AQUI

As inscrições foram no valor de 20 € (vinte euros) por sessão, com excepção da visita às catacumbas de S. Francisco cujo valor foi de 25 € (vinte e cinco euros).

A inscrição contemplava:

  • visita guiada por Francisco Queiroz
  • disponibilização de equipamento radioguia/auricular para melhor acompanhar as explicações
  • seguro de acidentes pessoais
  • água
  • café

Inscrição e Pagamento:
1. 
Manifeste a sua vontade em participar através do email visitas@ph-tacitus.pt, indicando o seu nome completo, número de contribuinte (para emissão da posterior fatura-recibo) e, se possível, telemóvel.

2. Nos três dias seguintes a equipa da TACITUS confirmará a disponibilidade de vaga. Após esta nossa confirmação dispõe de 48h para proceder ao pagamento através de transferência bancária: para a conta PT50 0036 01579910007788035 do Montepio Geral, em nome de PH Tacitus Lda., devendo enviar por email o comprovativo do pagamento.

3. Num prazo de dois dias um email de “confirmação de inscrição” é enviado pela TACITUS ao participante.

4. Mais próximo da iniciativa a TACITUS envia email com algumas informações, incluindo o ponto de encontro da atividade.

Política de cancelamento de inscrição:
Caso pretenda anular a sua inscrição, poderá fazê-lo com direito ao reembolso na íntegra até 5 dias antes da realização da visita. A partir dessa altura não nos é possível efectuar qualquer reembolso.

Política de cancelamento da atividade:
A sessão só se realiza com um mínimo de 20 participantes. Caso a visita seja cancelada por esta razão ou por motivos meteorológicas ou de força maior, o participante poderá escolher uma destas opções:
a) participar da visita na sequência do seu reagendamento.
b) reembolso total do valor pago aquando da inscrição.

Partilhe esta informação com os seus amigos...