VISITAS HISTÓRICAS E PATRIMONIAIS

Percursos de meio dia, um dia, fim de semana ou mais dias, através de cidades, centros históricos, regiões e rotas de inegável interesse histórico e patrimonial. Idealizados, acompanhados e comentados por especialistas (arqueólogos, historiadores, arquitetos...) a TACITUS possui um vasto leque de sugestões (ver aqui) mas está aberta a outras propostas. Desafie-nos!

A HISTÓRIA SERVE-SE QUENTE

Muita da nossa História expressa-se num fabuloso património: o gastronómico. Falamos dos condimentos, ingredientes e formas de os confeccionar, mas também de acontecimentos, figuras e referências históricas que andam associados a muitos dos nossos pratos mais identitários. Através de jantares comentados a TACITUS dá a conhecer esta saborosa dimensão da nossa Memória, em espaços de restauração de referência.
A TACITUS organiza um ciclo anual subordinado a esta temática, mas encontra-se igualmente disponível para organizar estes jantares indo de encontro aos seus desafios.

CHÁ DAS 5 E DOIS DEDOS DE CONVERSA

Ao fim da tarde, confortados por saborosos chás, bolos e compotas, à volta de mesas em lugares de charme ou surpreendentes, a TACITUS desafia-o a participar em animadas conversas sobre a nossa História e Património, com alguns dos maiores especialistas nessas temáticas.
A TACITUS organiza um ciclo anual subordinado a este tema, mas encontra-se igualmente disponível para organizar estes lanches indo de encontro aos seus desafios.

ESTRELÓQUIOS

Nalgumas localidades transmontanas designam-se as animadas conversas noturnas, que envolvem várias pessoas e ocorrem no exterior, por "estrelóquios". Apropriando-se desta feliz expressão, a TACITUS organiza à noite, sob as estrelas e acompanhadas por bebidas e petiscos, conversas entre dois interlocutores que, na tradição das antigas tertúlias, se alastram também a todos os participantes.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PATRIMONIAIS E MUSEOLÓGICOS

A TACITUS assegura a concepção, produção, conteúdos e a organização de exposições, núcleos museológicos, edições impressas e audiovisuais, e estudos relacionados com as suas áreas de actuação: História, Museologia, Arqueologia, Património.